FETAM logo

Imprimir

Após ato do Sindserv prefeito de Poço Verde se compromete a regularizar salários atrasados

Em Poço Verde, o dia amanheceu com os trabalhadores e trabalhadoras nas ruas. Com cartazes e faixas em punho, servidores público municipais se concentraram às 6h na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal Poço Verde (Sindserv Poço verde) e às 8h saíram em marcha pelas ruas da cidade até chegarem à sede da Prefeitura Municipal. A decisão de realizar um ato público foi tomada no último sábado, 14, durante assembleia geral da categoria.

Com os salários atrasados, os servidores municipais cobraram da gestão municipal a resolução da situação. O presidente do Sindserv Poço Verde e diretor de comunicação da FETAM Sergipe, Jackson Ribeiro, destaca que os atrasos de pagamento são uma constante. “Há quase um ano não estamos recebendo nossos salários na data correta. A maioria dos Servidores não recebeu os salários de agosto. O décimo terceiro proporcional está atrasado desde maio!”, denunciou o sindicalista.

“A única explicação que havíamos recebido do prefeito foi por meio das redes sociais, onde ele afirmou que o Fundo de Participação dos Municípios referente a setembro ‘ficou zero’. Isso é um desrespeito com nós servidores públicos municipais. Não estamos cobrando privilégios. Estamos nas ruas para que a gestão municipal cumpra o mínimo: pague os salários em dia!”, completou o sindicalista.

Vitórias da categoria

Após o vitorioso ato, o prefeito Everaldo Iggor Santana de Oliveira garantiu que até a próxima quarta-feira, 18, efetuará o pagamento dos salários de todos os servidores. A próxima quarta-feira também é o prazo acordado para que a gestão municipal dê uma resposta aos servidores a respeito do pagamento dos 13º. Salários.

Outro pleito que o sindicato obteve êxito diz respeito à revisão salarial da categoria. “Já havia sido acordado há algumas semanas o entre gestão municipal e sindicato o reajuste de 3,45%. O Projeto de Lei que prevê a revisão já estava pronto, porém não havia sido encaminhado pela prefeitura. Com o nosso ato, a gestão se comprometeu em enviar ainda hoje a proposta para a Câmara de Vereadores para apreciação dos parlamentares”, comemorou Jackson.

Campanha

O pagamento do salário em dia é uma das bandeiras de luta da Campanha permanente da FETAM Sergipe intitulada ‘Qualidade no serviço público: A gente faz nossa parte, prefeito faça sua’. Itanamara Guedes, presidente da entidade, à qual o Sindserv Poço Verde é filiado, explica que apesar de os servidores municiais serem o a categoria menos valorizada entre os servidores públicos, são eles que realizam os principais serviços ofertados à população.

“A maior parte das políticas públicas é municipalizada. Portanto, somos nós, servidores públicos municipais, que em nosso fazer profissional cotidiano operacionalizamos a prestação de serviço público em nossos municípios. Ao valorizar nosso trabalho, os gestores municiais estão, na verdade, valorizando a população”, avaliou Itanamara Guedes.