FETAM logo

Imprimir

Presidente da FETAM e vice presidente do CEAS pede apoio à ALESE para realização de conferência estadual de assistência social

A presidente da FETAM e vice presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) representando a CUT Sergipe, Itanamara Guedes, foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), o deputado estadual Luciano Bispo, na manhã da última segunda-feira, 30.

Na reunião, Itanamara solicitou o apoio da Casa Legislativa para a realização da XII Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece em Aracaju no dia 9 de outubro. A reunião contou com a presença da Assistente Social Maria José representando o mandato democrático e popular do professor Iran Barbosa.

Durante a reunião, as assistentes sociais explicaram ao presidente da ALESE que as Conferências são as principais instâncias de participação direta da população no controle social e têm como objetivo de construir, monitorar e avaliar as Políticas Sociais que o governo Bolsonaro quer acabar. Mesmo com a tentativa do governo federal de invalidar a realização das conferências em todo o país por meio da Resolução 15/2019 do Conselho Nacional de Assistência Social, Sergipe realizará o encontro.

“As conferências são construídas por todos os atores sociais que participam da construção e efetivação da política de assistência social: poder público, organizações não governamentais, entidades de classe que representam os trabalhadores do SUAS e usuários”, explica Itanamara, ressaltando o caráter democrático do evento.

Com o tema, “Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento público e participação social” a conferência traz três pressupostos que são os eixos norteadores: “A Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado”; “Política pública tem que ter financiamento público”; e “A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade”.