FETAM logo

Imprimir

Sindsocorro, sindicato que trabalha!

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nossa Senhora do Socorro (Sindsocorro) tem se destacado na luta pela garantia dos direitos do funcionalismo público socorrense.
Por: Sindsocorro • Editado por: Bruno Balbino • Publicado em: 18/11/2022 - 16h15

Desde sua retomada em 2010, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nossa Senhora do Socorro (Sindsocorro) tem se destacado na luta pela garantia dos direitos do funcionalismo público socorrense. A entidade sindical avançou, através da luta, em conquistas importantes para as trabalhadoras e trabalhadores do serviço público do município.

Para contar um pouco dessas conquistas, vamos listar algumas delas, como a luta pela inclusão do percentual do triênio na lei que garante esse direito aos servidores, o que possibilitou a efetiva concessão do benefício à categoria; o direito a gozar as licenças - preconizado no Estatuto dos Servidores Público municipais de Nossa Senhora do Socorro, assim como, gratificações, adicionais, férias, dentre outros.

O Sindsocorro também tem representação em diversos conselhos municipais, como: Conselho Municipal de Saúde (CMS); Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-FUNDEB); Conselho Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano; Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e da Comissão Permanente de Avaliação da Gestão Escolar (CAGE).

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nossa Senhora do Socorro (Sindsocorro) trabalha na defesa do servidor público socorrense, em parceria com a Federação dos Trabalhadores Municipais do Serviço Público de Sergipe (FETAM) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), para garantir os direitos das trabalhadoras e trabalhadores municipais, frente às políticas de desmonte que tentam enfraquecer o serviço público em nosso país nos últimos anos. Seguiremos firmes na luta para fortalecer as categorias pela manutenção e conquistas de novos direitos.

PCCS

Em 2012, uma luta dos servidores socorrenses, o Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) começa a ser elaborado com a participação das categorias que compõem o funcionalismo público do município. Depois de muito trabalho e luta o PCCS foi aprovado, garantindo diversos avanços aos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público de Nossa Senhora do Socorro, corrigindo, inclusive, uma injustiça salarial e equiparando os vencimentos ao valor corrigido do salário mínimo vigente à época, assim como: ampliação do auxílio alimentação aos guardas municipais e agentes de trânsito; auxílio transporte; equiparação salarial dos motoristas em níveis; piso salarial dos condutores de ambulância, assistentes sociais e psicólogos e a reestruturação de onze categorias, dentre elas, fiscais de obras e de transporte.

Entre os anos de 2017, 2018 e 2019, a partir da vigência do PCCS, o Sindsocorro mobilizou a categoria na luta pela reposição inflacionárias, a na luta pela implementação do Plano de Carreira específico para os guardas municipais, contribuindo na formulação da proposta e na negociação junto a gestão municipal e na conquista da implementação da titulação, ocorrida em 2017.

Pandemia

Durante a pandemia de Covid-19 a luta não esmoreceu! Os servidores públicos municipaos ganharam as as ruas, mobilizados pelo Sindsocorro, pela garantia da manutenção e concessão dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI's) paras os trabalhadores da linha de frente, assim como, a implementação dos protocolos de biossegurança nas repartições e órgãos do município em funcionamento, pela concessão dos 40% de insalubridade - a gestão não concedeu, e pela disponibilização da vacina para as equipes da linha de frente, e, por conseguinte, para a população.

A Entidade também cobrou para que os Decretos que tratavam do afastamento de servidores idosos e com comorbidade fosse respeitado e cumprido, pelo direito à reposição inflacionária dos anos de 2020 e 2021 - que não foram concedidos, e de 2022 - conquistado com o percentual de 4,5%, abaixo da inflação do período, e pelo auxílio saúde, inclusive, com pedido de alteração do projeto de lei, tendo em vista que não prejudicasse os servidores em seus períodos de afastamentos ou licenças, a luta também se deu contra o assédio moral nos locais de trabalho.

JUNTE-SE A NÓS, FILIE-SE!