FETAM logo

Imprimir

Prefeita de Monte Alegre se compromete em pagar retroativo do reajuste salarial de 2022

O SINTEGRE esteve reunido com a prefeita do município nesta quarta-feira, 11, onde dialogou acerca do pagamento do retroativo do reajuste salarial 2022.
Por: Bruno Balbino • Publicado em: 12/01/2023 - às 12h30 - Foto: Sintegre

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Monte Alegre (SINTEGRE) se reuniu com a prefeita do município, Marinez Silva Pereira Lino, na manhã desta quarta-feira, 11. A reunião, agendada pela administração, teve como propósito dialogar acerca do pagamento dos retroativos dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal - geral, e dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

Após discussão e apresentação de proposituras, a administração municipal montealegrense apresentou a proposta para pagar o retroativo dos servidores em seis parcelas, a partir do mês de fevereiro. Os sindicalistas se comprometeram em levar a sugestão para apreciação da categoria. Sobre os retroativos do piso salarial dos ACS e ACE - referente aos meses de maio, junho e julho de 2021 e de 2022, os representantes do executivo municipal se comprometeram em calcular a dívida e apresentar uma proposta na quarta-feira, 18 de janeiro.

Dentre outros pontos que foram discutidos durante a reunião estavam os atrasos nos repasses das contribuições dos filiados para o Sintegre; e o não recebimento do Pasep em 2022, referente ao ano base de 2020, onde o município alega problema causado pelo profissional responsável pelo registro e envio das informações, os servidores já estão ajuizando ações para receber, inclusive, com audiências já marcadas. Considerando que a data base do reajuste do servidor é no mês de março, o sindicato entregou a proposta do percentual de 8,9%, inclusive, com apresentação da tabela salarial e suas progressões, dando início às negociações da campanha salarial de 2023, na ocasião a gestão se comprometeu em agendar a próxima reunião para tratar do tema.

"Fomos recebidos pela prefeita do município, onde iniciamos um diálogo importante para avançarmos em algumas pautas para os servidores públicos municipais de Monte Alegre. Estamos vigilantes pelo cumprimento do que foi discutido e definido na conversa com a gestora do município para que possamos ter o nosso direito de receber o retroativo dos três meses que ficaram em aberto após o pagamento do reajuste em 2022, assim como os três meses de 2021 e de 2022, que ficaram em aberto para o pagamento do piso salarial dos Agentes de Saúde e Endemias. Agradecemos o apoio e suporte da FETAM/Se, que tem acompanhado as nossas mobilizações", expressou Rinaldo Santana, Presidente do SINTEGRE.

"Há meses os servidores montealegrenses esperam a definição do pagamento dos retroativos. A runião com a gestão foi produtiva, com avanço importante no diálogo e nas propostas apresentadas. O Sintegre apresentou a proposta da campanha salarial 2023, além de tratar de outros pontos fundamentais para o funcionalismo público do município. Com isso, aguardamos o desfecho favorável para os servidores de cumprimento dos direitos e a valorização, por parte da gestão montealegrense. A Fetam continuará acompanhando e orientando as ações do sindicato", afirmou Vanessa Ferreira, Presidente da FETAM/SE.

A comissão do Sintegre que esteve representando os servidores foi composta pelo presidente, José Rinaldo de Santana; vice-presidente, Jalson; a presidente da FETAM/Se, Vanessa Ferreira; e das diretoras do Sintegre: Gleiciane, Suely, Noêmia e Valdina. A comissão da gestão foi representada pela prefeita do município, Marinez Silva Pereira Lino; a procuradora do município, Dra. Bianca; Neire Fróes e o Secretário Municipal de Educação.