FETAM logo

Imprimir

Servidores de Itaporanga promovem ato público pela derrubada do veto do prefeito pela câmara municipal

Itasind realiza assembleia seguida de ato pela derrubada do veto do prefeito a emento ao orçamento que prevê recursos para a valorização dos servidores de Itaporanga.
Por: Bruno Balbino • Publicado em: 13/01/2023 - às 12h30 • Fotos: Itasind

O Sindicato dos Servidores Públicos de Itaporanga D'ajuda (Itasind) realizou nesta sexta-feira, 13, um ato público, onde os servidores saíram pelas ruas da cidade com destino a sede da Câmara de Vereadores do Município após assembleia da categoria. O objetivo do ato foi cobrar do parlamento itaporanguense a derrubada do veto do Prefeito Otávio Sobral à emenda que propõe a revisão e atualização da tabela de cargos e vencimentos dos servidores públicos efetivos do município no orçamento 2023.

Com a chegada dos manifestantes ao parlamento municipal, os dirigentes sindicais e os representantes da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (FETAM/Se) e da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT/Se) foram recebidos pelo presidente da casa, Felipe Batalha, onde solicitaram a derrubada do veto a emenda que faz a indicação de recursos do orçamento 2023 para o cumprimento do pagamento da progressão salarial dos servidores. Na ocasião, o presidente do parlamento municipal afirmou que cumpriria com o regimento da casa legislativa e aceitaria o pedido de vista dos vereadores: Moraes Tenório, Pastor Jhonatan, Renato Nascimento e Timinha Garcez, o que resultará no adiamento da votação para a semana seguinte.

"Esta sexta-feira ficará marcada como um dia em que os servidores de Itaporanga ganharam as ruas e ocuparam o plenário do parlamento municipal para reivindicar um direito prevista no artigo 37 da constituição Federal e reafirmado em nosso Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos. A nossa luta foi pela derrubada do veto do prefeito do município, e que o parlamento itaporanguense cumpra com a tarefa constitucional de garantir com que os nossos direitos sejam preservados e efetivados. Seguiremos firmes na luta pela valorização dos servidores públicos do nosso município. Agradeço o apoio e o suporte da FETAM/Se que sempre tem estado ao lado das nossas lutas, e a CUT/Se pelo apoio", pontuou Paschoali Concórdia Neto, presidente do Itasind.

"A FETAM/Se se fez presente em Itaporanga para reafirmar o seu apoio aos servidores municipais, que reivindicam que a gestão Municipal pare de desrespeitar o servidor e cumpra o que já está previsto na lei do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, assim como, a atualização salarial para os servidores e servidoras públicos(as) do município. A FETAM/Se vai estar sempre à disposição para apoiar, orientar e dar suporte no for necessário para que os trabalhadores municipais itaporanguenses tenham seus direitos efetivados. ", disse Vanessa Ferreira, presidente da FETAM/Se.

Participaram da assembleia e do ato, o presidente do Itasind e diretor da FETAM/Se, Paschoali concórdia; o vice-presidente do Itasind, Jamesson de Jesus; a presidente da FETAM/Se e diretora da CUT/Se, Vanessa Ferreira; os advogados do sindicato, Dr. Esdras Damásio e Elizabeth Bispo; o diretor da CUT/Se e da FETAM/Se, João Fonseca; e os servidores públicos municipais de Itaporanga D'Ajuda.

Assembleia

Durante a assembleia da categoria, foi discutido acerca da luta pelo cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras de Vencimentos dos Servidores Públicos Municipais de Itaporanga D'ajuda (Lei Municipal 009/2012), no que se refere ao cumprimento da progressão na carreira, que consiste no acréscimo pecuniário de 5% no vencimento do servidor em razão do tempo de serviço prestado ao ente público, previsto em seus artigos 14, 15 e 19, garantindo o direito ao adicional por tempo de serviço, com a devida progressão horizontal de carreira no serviço público do município e a derrubada do veto pela Câmara de Vereadores.