FETAM logo

Imprimir

FETAM/Se participa da 8ª Conferência Estadual de Saúde

A FETAM/Se esteve representada por vários dirigentes da entidade na 8ª Conferência Estadual de Saúde.
Por: Bruno Balbino • Publicado em: 26/05/2023 - às 10h15 • Foto: FETAM/Se

A Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (FETAM/SE) esteve presente na 8ª Conferência Estadual de Saúde (Confesa), realizada nos dias 23, 24 e 25 de maio no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju. Um espaço democrático com a participação dos trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como propósito construir propostas que se transformarão em políticas públicas para integrar o Plano Sergipano de Saúde.

Com o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia", a conferência discutiu quatro eixos: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã será outro dia para todas as pessoas. Durante a conferência foram eleitos 60 delegados e 20 propostas, cinco de cada eixo, para serem levadas para a nacional, em Brasília.

"É fundamental os dirigentes dos sindicatos municipais participarem da composição do conselho de saúde em seu município, para que possam acompanhar e colaborar com as discussões para a construção e a melhoria da saúde, além de fiscalizar os orçamentos direcionado a essa política fundamental à população. A FETAM/Se marcou presença na 8ª Conferência Estadual de Saúde e contou com vários dirigentes sindicais que fazem parte da entidade contribuindo com as discussões de propostas para o Plano Estadual de Saúde", frisou o vice-presidente da FETAM/SE, presidente do SINDBRITO e diretor da CUT/Se, Givaldo Santos Sena.

A FETAM/Se esteve representada na 8ª Conferência Estadual de Saúde, através do vice-presidente, Givaldo Sena Santos; do secretário de saúde e segurança do trabalhador, Joel dias Freitas; do secretário adjunto de administração e finanças, Adailton Souza; da secretaria de cultura, Carla Daniela; e da secretaria de meio ambiente, Maria Perpétua.