FETAM logo

Imprimir

Servidores de Poço Verde discutem perdas salariais em assembleia extraordinária

O salário base do funcionalismo público poçoverdense está defasado desde 2021, segundo levantamento realizado pelo SINDSERV-Poço Verde.
Por: Bruno Balbino • Publicado em: 30/05/2023 - às 08h40 • Foto: Sindserv-Poço Verde

Reunidos em uma assembleia extraordinária convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poço Verde (SINDSERV-Poço Verde), na manhã deste sábado, 27, às trabalhadoras e trabalhadores poçoverdenses discutiram e analisaram a respeito das perdas salariais dos últimos anos, da atualização da revisão salarial e do pagamento do retroativo do piso salarial dos ACS e ACE.

O salário base do funcionalismo público poçoverdense está defasado desde 2021, segundo levantamento realizado pelo SINDSERV-Poço Verde. O vencimento base atual dos servidores do município é de R$ 1.275,44, tendo em vista que o salário mínimo está em R$ 1.320,00. Em uma análise mais aprofundada, foi identificado que a gestão deixou de repassar as trabalhadoras e trabalhadores municipais em 2021 a porcentagem de 4,13%; em 2022 houve uma perda de 6,57% e em 2023 foi de 2,49%, um total de 13,19% de perdas acumuladas. O sindicato encaminhou ofícios à administração municipal, cobrando as perdas salariais e a atualização dos salários dos servidores, bem como o retroativo dos ACS e ACE.

"O que os servidores públicos do município de Poço Verde pedem é o cumprimento do direito à revisão salarial anual, previsto no Artigo 37, Inciso 10 da Constituição Federal, como essas revisões não foram dadas corretamente, sempre após a data base e sem o pagamento do retroativo, com isso o funcionalismo poçoverdense amarga perdas acumuladas. O Sindserv Poço Verde continua mobilizado e junto com os servidores do município estaremos vigilantes a resposta da gestão municipal. Seguiremos firmes na luta pela valorização daqueles que fazem os serviços públicos chegarem a população", frisou o presidente do Sindserv-Poço Verde, Jakson Ribeiro.

A luta por uma política de valorização dos servidores públicos municipais faz parte da Campanha Salarial Unificada da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (FETAM/Se) e da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT): "Valorize quem cuida de você: reajuste, pisos e carreira já!".

Piso dos ACS e ACE

Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias de Poço Verde estão sem receber o pagamento do retroativo piso salarial da categoria, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março - que deveria ter recebido em maio. A administração poçoverdense descumpriu o que está preconizado na Lei 835/2023 - que trata da revisão salarial e do pagamento do piso dos ACS e ACE de Poço Verde, que prevê em artigo 1º, a aplicação da revisão salarial 2023 e o pagamento do piso dos ACS e ACE retroativa ao mês de janeiro.