FETAM logo

Imprimir

Agentes comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Pinhão conquistam 100% do incentivo adicional

Os agentes de saúde e de combate às endemias de Pinhão conquistaram o aumento do percentual do incentivo adicional de 50% para 100%.
Por: Bruno Balbino • Publicado em: 02/06/2023 - às 12h35 • Foto: Sindiacsce

A Câmara de Vereadores do município de Pinhão aprovou, por unanimidade, na noite desta quinta-feira, 01, o Projeto de Lei (PL) que prevê o aumento do percentual de 50% para 100% do incentivo adicional pago aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), valor repassado aos municípios pelo Governo Federal em forma de 13ª parcela do piso, como forma de estímulo ao trabalho da categoria, reafirmando a conquista de uma luta encampada pelo Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Carira, Pinhão, Pedra Mole, Aparecida e Frei Paulo (SINDIACSCE).

O SINDIACSCE iniciou as negociações com a gestão pinhãoense em 2022, que por sua vez encaminhou o PL para ser apreciado e votado no parlamento municipal em 2023. A sessão foi acompanhada por ACS e ACE filiados e a direção da entidade sindical. O sindicato agora encampa a luta para que essa conquista alcance os municípios de Carira - que atualmente paga 50% dos incentivos, e Nossa Senhora Aparecida.

"Essa foi uma conquista importante e reflete a importância da mobilização dos agentes de saúde e de endemias de Pinhão e do diálogo permanente com a gestão. Agora o Sindiacsce segue na luta para que possamos avançar nessa conquista em outros municípios, como Carira e Nossa Senhora Aparecida pelos 100% do incentivo adicional", expressou o presidente do Sindiacsce, Márcio José da Conceição.

A luta pela implantação do Piso Salarial Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias e pela valorização da categoria faz parte da Campanha Salarial Unificada da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (FETAM/Se) e da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT): "Valorize quem cuida de você: reajuste, pisos e carreira já!".