FETAM logo

Imprimir

FETAM/Se participa da Conferência Estadual de Educação

A FETAM/Se marcou presença na Conferência Estadual de Educação.
Por: Bruno Balbino • Publicado em: 17/11/2023 - às 13h17 • Foto: FETAM/Se/Sindiserve Glória

A Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (FETAM/Se) e os municípais sergipanos estiveram representados na etapa estadual da Conferência Nacional de Educação, realizado nesta segunda-feira, 13, no teatro Atheneu, em Aracaju, com o tema 'Plano Nacional de Educação 2024-2034: a política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável', que contou com a participação da ex-presidente da FETAM/Se e assessora do Ministério da Educação (MEC), Itanamara Guedes. Na ocasião, o presidente do Sindipema, Obanshe Severo, foi escolhido como um dos delegados que representará Sergipe na etapa nacional.

A Conferência Estadual de educação tem como objetivo colocar em debate as proposituras aprovadas nas conferências regionais, realizadas nas cidades polos de Sergipe, além de aprovar as propostas que serão apresentadas pelo na Conferência Nacional de Educação e definir, por meio de votação, os delegados que representarão o Estado na etapa nacional.

O vice-presidente da FETAM/Se e presidente do Sindbrito, Givaldo Santos Sena, falou sobre a importância da Conferência para a construção da política nacional de educação para os próximos 10 anos e do papel das trabalhadoras e trabalhadores da educação na construção desse debate.

"Tive a grata satisfação de participar, como delegado da região agreste, da Conferência Estadual de Educação, onde discutimos e deliberamos propostas que serão levadas para a etapa nacional. A participação de trabalhadoras e trabalhadores da educação nesse espaço de construção foi muito importante para o aporte de proposituras acerca de pautas da categoria. A Conferência é fundamental para a construção da política nacional de educação para os próximos 10 anos e do papel das dos servidores da educação na construção desse debate", afirmou Sena.

O presidente do Sindipema, Obanshe Severo, falou sobre a sua participação nas etapas da conferência, fez o registro da escolha de seu nome como um dos delegado para representar o Estado de Sergipe na Etapa Nacional e frisou sobre o debate qualificado, proporcionado pelo espaço de discussão e a necessidade de fazer com que os planos de educação nacional, estaduais e municipais, sejam cumpridos.

"Tivemos uma participação muito importante na CONAE, onde participei das etapas municipal em Aracaju, intermunicipal da grande Aracaju e da Estadual, onde saí como delegado para a nacional. Conseguimos qualificar o debate em todos os eixos, trazendo as propostas de emendas da campanha nacional pelo direito à educação. Nós esperamos conseguir uma articulação nacional para poder ter, pelo menos no texto, e futuramente na legislação, garantias legais, para que depois a gente possa fazer com que isso aconteça na prática, porque o maior problema dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação é que eles não foram respeitados, e, se não cumprir, por mais que a gente se esforce para fazer o melhor possível não adianta, porque os gestores precisam ser responsabilizados por descumprir essa legislação", pontuou Obanshe.

Participaram da Conferência o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nossa Senhora da Glória (Sindiserve Glória), o Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), o Sindicato dos Servidores Municipais de Campo do Brito (Sindbrito), e diversos servidores municipais da educação.