FETAM logo

Imprimir

Prefeitura de Itabaiana publica decreto Municipal que regulamenta cofinanciamento da saúde

A aprovação do decreto representa uma vitória significativa para a categoria, resultado de uma luta incansável liderada pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Itabaiana (SINDACSEI).
Por: Bruno Balbino • Publicado: 15/07/2024 - 11h • Foto: Sindacsei

Os Servidores Públicos Municipais de Itabaiana, integrantes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), celebram uma importante conquista nesta sexta-feira, 12. A Prefeitura publicou no Diário Oficial do Município o Decreto nº 208 de 10 de julho de 2024, regulamentando a nova Portaria do Ministério da Saúde GM/MS nº 3.493, de 10 de abril de 2024. Esta portaria estabelece uma nova metodologia de cofinanciamento federal do Piso de Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

A aprovação do decreto representa uma vitória significativa para a categoria, resultado de uma luta incansável liderada pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Itabaiana (SINDACSEI). A nova portaria do Ministério da Saúde revoga regulamentos anteriores, incluindo a Portaria GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017, e a Portaria nº 960/2023, de 17 de julho de 2023.

Com a publicação do Decreto nº 208, os profissionais de saúde de Itabaiana passarão a receber os valores correspondentes aos repasses creditados pelo programa Previne Brasil, que foi extinto em abril de 2024. "O decreto consiste nesse financiamento que substitui o Previne Brasil, onde há uma divisão de mais de 100 mil reais para mais de 300 trabalhadores. Isso faz toda a diferença para todas as categorias da saúde que irão receber esse recurso. Traz qualidade de vida para eles e incentivo para que executem seu trabalho, já que existem indicadores que avaliam o trabalho desses profissionais. Isso só tem a trazer ganhos, tanto para o serviço público como para os trabalhadores", destacou o presidente do SINDACSEI, Sérgio Oliveira.

Sérgio também enfatizou a importância da continuidade dos pagamentos e da negociação com a prefeitura. "Foi uma grandiosa conquista do nosso sindicato, dar continuidade a esse pagamento, já que o recurso veio melhorado. É necessário abrir o parêntese para a prefeitura que se disponibilizou a negociar e pagar o retroativo desses dois meses que não foram pagos", completou.

A publicação do decreto é um marco para os profissionais de saúde de Itabaiana, representando um avanço na valorização e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela categoria, essencial para o bem-estar da comunidade.