Fetam Sergipe participa da 1ª Conferência Estadual para Fortalecimento da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
A Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (Fetam/SE) marcou presença na 1ª Conferência Estadual para Fortalecimento da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, realizada na última quinta-feira, 29 de agosto. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Conselho Estadual da Saúde (CES) e a Fundação Estadual da Saúde (Funesa), reuniu diversos representantes de todo o estado para discutir temas fundamentais sobre a gestão do trabalho e a educação na saúde.
Com o tema "Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer", a conferência teve como objetivo fortalecer a educação permanente das equipes de saúde, aprimorando o trabalho e revisando os processos de formação dos profissionais de saúde. Durante o evento, foram abordados três eixos temáticos centrais: "Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde"; "Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil"; e "Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da Saúde."
O presidente interino da Fetam/SE, Givaldo Santos Sena, que também é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo de Brito (Sindbrito) e conselheiro de saúde do município de Campo do Brito, destacou a importância da conferência para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). "A Conferência é um marco para o nosso estado, pois debatemos sobre a democracia no SUS como ferramenta para fortalecê-lo e otimizar os processos e atendimentos à nossa população. O servidor municipal está inserido nesse processo, e a Fetam Sergipe se fez presente para enriquecer ainda mais esse debate", afirmou Sena.
Além de Givaldo Santos Sena, os municípios sergipanos foram representados por outros importantes nomes do movimento sindical: Mirlene Andrade, presidente do Sindicato dos Servidores da Barra dos Coqueiros (Sindibarra); Joel Dias, diretor do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Boquim (Sindsemb); e Danielle Maria dos Santos, diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Muribeca (SEPUMM). Juntos, eles reforçaram o compromisso dos servidores municipais na construção de um SUS mais democrático, inclusivo e eficiente para todos.